quarta-feira, 2 de maio de 2012

Grupos de Alimentos

Alimentos Energéticos:
Carboidratos:

Eles têm a força! Os alimentos energéticos são ricos em açúcares (carboidratos) e gorduras (lipídios). Os carboidratos e lipídios são verdadeiros super-heróis para o corpo: fornecem energia para o nosso organismo funcionar, para você poder correr e brincar à vontade. Vá colocando no carrinho: pão, macarrão, cereais como arroz e milho, frutas e doces, alimentos ricos em carboidratos. É energia que não acaba mais.

Para obter energia, nosso organismo recorre primeiro aos carboidratos. Eles sustentam as atividades muscular e mental, e também o funcionamento dos órgãos. Mas quando a gente abusa deles, a balança logo avisa! Porque se ingerimos carboidratos em excesso, eles são transformados em gordura e “estocados” em algumas partes do corpo.

Alguns vegetais acumulam energia em forma em forma de amido, que é um tipo de carboidrato. São ricos em amido: a batata, a mandioca, o milho, o trigo. Com a digestão do amido e dos açúcares, obtemos a glicose. Ela é necessária para o movimento dos músculos – ou seja, sem ela, não faríamos nada!

Mas onde fica a prateleira mais gostosa desse supermercado? Cadê os lipídios?

Gorduras

Se você já estava se perguntando onde raios fica a prateleira mais interessante desse supermercado, achou! É aqui que estão a batata-frita, o sorvete, o chocolate e todas aquelas coisas gostosas que não dá para comer todo dia, a toda hora.

Esses alimentos são grandes fontes de gordura, que também é chamada de lipídio, mas não são as únicas. Você também encontra gordura no óleo das sementes, como girassol e milho, em frutas oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, e ainda no azeite, na carne, no leite e na gema dos ovos, na manteiga e na margarina.

Usamos a gordura para armazenar energia, e para manter a temperatura do corpo. Se estamos com falta de carboidratos, usamos nossas reservas de gordura.

Tudo o que tem bastante gordura geralmente é gostoso. Não dá para comparar chocolate com alface... mas também não dá para abusar.

A digestão da gordura é complicada. O fígado produz um líquido chamado bile, que trabalha duro para quebrar as molécula de lipídios. Por isso, é bom não encher a barriga de alimentos muitos “gordos”. Sorvete e chocolate são uma delicia, mas além de serem da pesada, são ricos em açúcar, o grande vilão que provoca cáries.

 Alimentos Reguladores:

Na prateleira dos alimentos reguladores, onde tudo é muito colorido, reina a mais perfeita ordem. Não é à toa: são eles que ajudam o corpo a funcionar como um relógio. Os alimentos reguladores são ricos em vitaminas e sais minerais, que encontramos nas verduras, frutas e legumes.

São eles que mantêm o organismo funcionando direitinho, pois regulam as funções vitais e auxiliam os órgãos a fazer o seu trabalho. As verduras e frutas, por exemplo, são ricas em fibras, que ajudam o estomago e o intestino a funcionar melhor. Outros alimentos ricos em fibras, como grãos, pão e macarrão integrais, também entram nesse grupo.

Na família das verduras, temos alface, rúcula, agrião, espinafre, almeirão, acelga, brócolis, couve e muitas outras. Na família das frutas, tem gente que não acaba mais: maça, banana, laranja, mamão, pêra, melão, melancia... Os legumes vêm logo atrás: tomate, pepino, cenoura, berinjela. Dá para fazer uma salada imensa e colorida com os alimentos reguladores.


Alimentos Construtores:
Na prateleira dos alimentos construtores é uma agitação só. É porque o grupo dos construtores não para quieto. Os alimentos desse grupo trabalham duro, sempre ajudando o organismo a se renovar e se fortalecer.

No grupo dos construtores estão os alimentos ricos em proteínas, que a gente encontra na carne, no peixe, no frango, na clara dos ovos, e também no leite e seus derivados, como queijo e iogurte.

Tem gente que acha mais saudável não comer carne ou escolhe não comer nada de origem animal: os vegetarianos. Ainda bem que existem também as proteínas de origem vegetal... Entram nessa turma grãos como feijão, lentilha e grão-de-bico, a soja, e frutas oleaginosas (que contêm óleo) como amendoim, nozes, amêndoa e castanha-do-pará.

Até suas unhas são formadas por proteínas!

As proteínas são substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois são a matéria básica na formação das células. Os glóbulos vermelhos do nosso sangue, por exemplo, necessitam da proteína para a sua formação. O mesmo acontece com os nossos pêlos, cabelos e unhas (e os chifres dos animais!).

Uma coisa curiosa acontece com as proteínas na digestão: elas são quebradas em aminoácidos, que vão construir novas proteínas no nosso organismo. As proteínas também são responsáveis pelo crescimento, aumento da resistência do corpo às doenças e agem até na cicatrização de ferimentos.

                                                        Pesquise mais nesta fonte: http://www.canalkids.com.br/


ATIVIDADES INDIVIDUAIS E AVALIATIVAS:

a) Quais são os três grupos de alimentos?

b) O que são Alimentos Energéticos? Onde são encontrados?

c) O que são Alimentos Reguladores? Onde são encontrados?

d) O que são Alimentos  Construtores? Onde são encontrados?

e) Vamos guardar embalagens dos três tipos de Alimentos para confeccionar-mos "A Pirâmide Alimentar"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário