domingo, 18 de março de 2018

A Pirâmide Alimentar

Caros alunos e alunas, nesta aula-postagem vamos conhecer A Pirâmide Alimentar e relacioná-la à nossa alimentação saudável:

Educação Alimentar para o Ensino Fundamental

Alunos montarão cartazes sobre a “Pirâmide Alimentar”, “Tipos de Vitaminas” e Gráficos sobre as “Frutas Preferidas” utilizando-se de embalagens de alimentos (www.edesenhos.com/piramide-alimentar.html).

A Pirâmide alimentar sempre serviu como parâmetro para o consumo de diferentes alimentos, objetivando uma dieta equilibrada.

 Normalmente, utilizamos como referência um modelo semelhante a este: 

 
No entanto, agora há uma nova proposta de pirâmide alimentar, proposta por Walter C. Willett, chamada de "pirâmide funcional". Ela é baseada em alimentos funcionais, ou seja, alimentos que exercem funções importantes, além da nutrição, como o aumento do HDL (bom colesterol) e diminuição do LDL (colesterol ruim), prevenção do aparecimento de câncer, dentre outras funções. Também encontramos nela a recomendação da prática de exercícios físicos, incentivada para o controle do peso adequado:





ALUNOS(AS):



1. Comparar a pirâmide alimentar conhecida com a nova proposta da Pirâmide Alimentar.

2. Relacionar a nova distribuição de alimentos e a prática de atividade esportiva à qualidade de vida.

3. Reconhecer a importância da ingestão de diferentes nutrientes.


ATIVIDADES DE ALUNO PARA COM ALUNO:

1. Esclarecer colegas sobre a importância da dieta alimentar variada.


2. Organizar os alunos em duplas e orientá-los para realizar uma pesquisa sobre as duas pirâmides.

3. Registrar nos cadernos os dois modelos de pirâmide.

4. Seguir uma Proposta de um roteiro de estudos, respondendo alguns questionamentos:

     a) Quais mudanças foram observadas entre as duas pirâmides?



     b) Qual vantagem se observa na nova proposta de pirâmide? Explique.



     c) Por que alguns carboidratos - como arroz branco, batata e pães - mudaram da base da pirâmide antiga para o topo da pirâmide atual? Explique.



     d) Por que as carnes vermelhas e a manteiga se encontram no topo da pirâmide atual? Justifique.



     e) Por que os alimentos integrais passaram a fazer parte da dieta na maioria das refeições? Explique.



     f) Qual a importância dos óleos vegetais para nossa saúde? Justifique?





O roteiro pode ser respondido por duplas de alunos, o que favorecerá as discussões.



O professor (ª) deve solicitar que alguns alunos leiam suas respostas. Depois, inicia uma discussão sobre a vantagem de se utilizar a nova pirâmide alimentar, ressaltando a importância da prática esportiva e da diminuição do consumo de gorduras saturadas e doces.



Relacionar os diferentes grupos alimentares na lousa e enfatizar a importância do consumo desses nutrientes para uma dieta equilibrada, o que evita o surgimento de alguns problemas de saúde, como, por exemplo, os cardiovasculares.



Pesquisa sobre gorduras saturadas e insaturadas:




O professor (ª) poderá solicitar uma pesquisa sobre gorduras saturadas e insaturadas, HDL e LDL, sempre ressaltando a relação deles com nosso organismo. Também poderá propor uma tabela, conforme modelo abaixo, para ressaltar a importância dos diferentes grupos alimentares:



Grupos 
alimentares
Exemplos de 
alimentos
Importância


















Fonte: Cristina Faganeli Braun Seixas - Bióloga e Professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco). Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação



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